As 5 estratégias mais eficientes de Marketing Digital! Seus “Prós” e “Contras”.
Existem muitas possibilidades no Marketing Digital e parece algo atingível apenas para um grupo seleto de pessoas e são muitos os questionamentos de quem pretende iniciar neste Mercado que a cada dia só cresce no Brasil e no mundo.
As pessoas estão se lançando no digital, mas quantas estão fazendo de maneira realmente profissional?
Muitas são as vozes que “gritam” na internet, mas poucas de fato te ensinarão a não somente vender um produto através do google ads ou facebook ads, mas a criar uma estrutura profissional que fará de você uma profissional no Marketing Digital.
Perguntas como: Por onde começar? Em quais canais devo estar? Quais os “prós” e “contras” dos diferentes de tipos de marketing digital, são comuns aos iniciantes.
O meu primeiro passo foi pesquisar cursos na internet, ouvir Influencers desse meio e por fim depois de iniciar 3 deles sem sucesso, um amigo me indiciou o curso do Alex Vargas, muito completo e que realmente está transformando minha vida profissional.
Então a resposta para “por onde começar?”, te sugiro iniciar por um ótimo curso como o que eu fiz.
O Marketing Digital é muito mais que um site ou um vídeo viral, existem muitas opções. Sua escolha depende do PORQUE você deseja usar o marketing digital e QUEM você deseja alcançar através dele.
Vou falar de 5 tipos de marketing digital, seus prós e contras e acredito que isso o ajudará a escolher os formatos e canais certos para atingir seus objetivos.
- MARKETING DE CONTEÚDO
- SEO ou MARKETING DE BUSCA
- PUBLICIDADE POR PEQUISA PAGA
- EMAIL MARKETING
- MARKETING DE AFILIADOS
1 – MARKETING DE CONTEÚDO
Marketing de Conteúdo é a estratégia utilizada para atrair pessoas através de conteúdo relevantes, que visa a solução de problemas do seu público alvo, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo e não a venda de seu produto diretamente.
Eles podem ser textos, vídeos, ebooks, posts, etc.
Quanto mais relevante e valioso for o seu conteúdo, mais ele engajará seu público alvo e fará crescer seus potenciais clientes, a venda será uma consequência desse processo.
Atraindo, envolvendo e entregando valor para as pessoas, será criada uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios!
As pessoas são mais propensas a fazer negócios com marcas que conhecem e gostam do que com marcas desconhecidas.
PRÓS
- Você pode atrair clientes para sua marca de forma gratuita, ao invés de pagar para divulgarem sua mensagem
- O conteúdo te ajuda a construir sua marca ao agregar valor e inspirar seu público-alvo.
CONTRAS
- Como muitas pessoas estão acordando para a importância de conteúdo na internet, é preciso ter conteúdos relevantes para se destacar.
- Para ser eficaz, você precisa apresentar conteúdo consistente e de alta qualidade que atenda às necessidades de seus clientes e, ao mesmo tempo, represente sua marca e alcance seus objetivos de negócios.
2 – SEO OU MARKETING DE BUSCA
SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de sites e blogs para mecanismos de buscas como o Google (usado em ampla escala), Bing e Yahoo.
SEO consiste em um conjunto de técnicas que um profissional de marketing digital pode implementar visando alcançar melhores resultados para seu site ou mecanismos de buscas usando palavras-chave definidas de acordo com a estratégia para seu negócio com objetivo de garantir que seu público alvo possa encontrá-lo.
Quanto melhor classificado for sua página nos mecanismos de busca, maiores as chances do seu site ou página de vendas serem encontrados por um cliente potencial.
PRÓS
- É grátis!
- Quando sua marca aparece nos resultados de pesquisa orgânica, ela aparece como autoridade aos olhos de seus clientes
CONTRAS
- Você pode não ter que pagar especificamente pelos resultados da pesquisa, mas leva tempo e esforço para criar um conteúdo incrível e fazer a otimização do seu site
- Estar sujeito a mudanças nos algoritmos do Google e, com todo o conteúdo que existe agora, é muito difícil ter uma classificação alta nos resultados orgânicos
3 – PUBLICIDADE POR PESQUISA PAGA
O anúncio pago é uma estratégia de marketing digital que visa alcançar mais pessoas e gerar mais conversões.
Ao alcançar o público-alvo, que tem real interesse nos seus produtos, é bem provável que você aumente as taxas de conversão.
Você pode ter seus anúncios exibidos nos feeds de notícias do seu público-alvo através do Facebook Ads, Instagram Ads ou na maior rede mundial de pesquisa que é o Google, através do Google Ads, realizando anúncios nas redes de pesquisa, rede de display e Youtube.
PRÓS
- Aumentar a visibilidade não só do seu negócio, como do seu produto
- Gerar tráfego, no seu site, suas redes sociais, como consequência, aumenta as visitas em seus canais possibilitando mais chances de conversão.
- Acompanhar seus resultados em tempo real, com autonomia para gerir suas campanhas que não estão dando lucro e até modifica-las.
CONTRAS
- Pode ficar caro, especialmente quando você segmenta palavras-chave populares
- Muitos clientes são céticos em relação a anúncios pagos e são mais propensos a confiar nos resultados de pesquisa naturais
4 – EMAIL MARKETING
O e-mail pode parecer antiquado em um mundo onde todo mundo usa mensagens instantâneas, mas o marketing por e-mail ainda é uma das ferramentas de marketing digital mais eficazes.
Você pode enviar e-mails que contenham conteúdos de qualidade para “nutrir” seus clientes em potencial, dando-lhes muito valor além de apenas impulsionar seus produtos e serviços.
PRÓS
- Ter uma lista de e-mail significa que você pode manter contato com seus seguidores independentemente de qualquer mudança de algoritmo (digamos, se uma rede social, por exemplo, deixar de funcionar)
- Manter contato regular com sua lista de e-mail ajudará você a construir relacionamentos e o manterá “em primeiro lugar” quando eles estiverem prontos para comprar
CONTRAS
- Muitos e-mails não são abertos, então você precisará criar títulos de assuntos fortes para atrair a atenção das pessoas
- Você precisa encontrar uma maneira de continuar agregando valor para que eles fiquem com você e não cancelem a inscrição
5 – MARKETING DE AFILIADOS
O Marketing de Afiliados é um estratégia de divulgação online na qual pessoas divulgam algum produto e recebem comissão quando acontece uma ação por parte do cliente, ou seja, a venda.
Para ajudar na divulgação e impulsionar as vendas, o afiliado pode divulgar o produto nas redes sociais e de várias outras formas.
O Afiliado recebe um link e quando ocorre a venda através dele, o comissionamento é feito.
Além de divulgar o produto nas redes sociais, é muito comum que os afiliados trabalhem com a criação de conteúdos de blogs, usando de estratégias de atrair e encantar clientes, para depois convertê-los em vendas.
A escolha do produto é muito importante, pois assim como você indica a uma pessoa somente lugares e serviços que confia, assim deve ser com os produtos em que se tornará afiliado, devem ser verdadeiros e de confiança, sem promessas indevidas e irreais.
PRÓS
- Baixo custo de investimento ou nenhum investimento, dependo da estratégia a ser utilizada. O afiliado pode optar por vender organicamente nas suas redes sociais, ou com tráfego pago em plataformas de anúncios do Google, Facebook ou Instagram.
- Não exige formação acadêmica. No marketing digital você cresce e evolui a cada dia.
- Permite que você trabalhe remotamente, ou seja, você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo
- É uma oportunidade de fazer renda extra. Você pode trabalhar como afiliado nas suas horas vagas.
- A variedade de produtos é enorme, então você pode trabalhar com um ou mais produtos que se identifique, que podem ser complementares ou correlatos.
CONTRAS
- Você não pode controlar os produtos que escolheu. Se por um lado é muito bom ter um produto pronto e dedicar-se somente a promoção, por outro podem ter clientes insatisfeitos com o que foi adquirido, por este motivo é muito importante pesquisar o histórico do produtor e o que é vendido para evitar estar se vinculando a algo que não agregue ao seu público.
- Concorrência entre afiliados. Dependendo da plataforma escolhida isso significa que a concorrência será bem grande dentro de nichos muitas vezes limitados. Nesses casos quem mais domina as ferramentas de marketing digital costuma se sair melhor
- Falta de suporte de produtor. Cheque se o produtor tem materiais de apoio para divulgação, se possui suporte rápido para tirar dúvidas, e grupos para afiliados, entre outros.
Enfim, esses foram os 5 tipos de Marketing Digital, com seus prós e contras. Existem outros tipos, mas considero que esses são fundamentais para quem deseja e quer se tornar um profissional no mercado online.
Estude, Aplique, Ajuste e Aplique novamente! Assim, com certeza você se tornará um excelente profissional no Marketing Digital.
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Sucesso.
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