As 5 estratégias mais eficientes de Marketing Digital! Seus “Prós” e “Contras”.

As 5 estratégias mais eficientes de Marketing Digital! Seus “Prós” e “Contras”.

Existem muitas possibilidades no Marketing Digital e parece algo atingível apenas para um grupo seleto de pessoas e são muitos os questionamentos de quem pretende iniciar neste Mercado que a cada dia só cresce no Brasil e no mundo.

As pessoas estão se lançando no digital, mas quantas estão fazendo de maneira realmente profissional?

Muitas são as vozes que “gritam” na internet, mas poucas de fato te ensinarão a não somente vender um produto através do google ads ou facebook ads, mas a criar uma estrutura profissional que fará de você uma profissional no Marketing Digital.

Perguntas como: Por onde começar? Em quais canais devo estar? Quais os “prós” e “contras” dos diferentes de tipos de marketing digital, são comuns aos iniciantes.

O meu primeiro passo foi pesquisar cursos na internet, ouvir Influencers desse meio e por fim depois de iniciar 3 deles sem sucesso, um amigo me indiciou o curso do Alex Vargas, muito completo e que realmente está transformando minha vida profissional.

Então a resposta para “por onde começar?”, te sugiro iniciar por um ótimo curso como o que eu fiz.

O Marketing Digital é muito mais que um site ou um vídeo viral, existem muitas opções. Sua escolha depende do PORQUE você deseja usar o marketing digital e QUEM você deseja alcançar através dele.

Vou falar de 5 tipos de marketing digital, seus prós e contras e acredito que isso o ajudará a escolher os formatos e canais certos para atingir seus objetivos.

  • MARKETING DE CONTEÚDO
  • SEO ou MARKETING DE BUSCA
  • PUBLICIDADE POR PEQUISA PAGA
  • EMAIL MARKETING
  • MARKETING DE AFILIADOS

1 – MARKETING DE CONTEÚDO

Marketing de Conteúdo é a estratégia utilizada para atrair pessoas através de conteúdo relevantes, que visa a solução de problemas do seu público alvo, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo e não a venda de seu produto diretamente.

Eles podem ser textos, vídeos, ebooks, posts, etc.

Quanto mais relevante e valioso for o seu conteúdo, mais ele engajará seu público alvo e fará crescer seus potenciais clientes, a venda será uma consequência desse processo.

Atraindo, envolvendo e entregando valor para as pessoas, será criada uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios!

As pessoas são mais propensas a fazer negócios com marcas que conhecem e gostam do que com marcas desconhecidas.

PRÓS

  • Você pode atrair clientes para sua marca de forma gratuita, ao invés de pagar para divulgarem sua mensagem
  • O conteúdo te ajuda a construir sua marca ao agregar valor e inspirar seu público-alvo.

CONTRAS

  • Como muitas pessoas estão acordando para a importância de conteúdo na internet, é preciso ter conteúdos relevantes para se destacar.
  • Para ser eficaz, você precisa apresentar conteúdo consistente e de alta qualidade que atenda às necessidades de seus clientes e, ao mesmo tempo, represente sua marca e alcance seus objetivos de negócios.

2 – SEO OU MARKETING DE BUSCA

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de sites e blogs para mecanismos de buscas como o Google (usado em ampla escala), Bing e Yahoo.

SEO consiste em um conjunto de técnicas que um profissional de marketing digital pode implementar visando alcançar melhores resultados para seu site ou mecanismos de buscas usando palavras-chave definidas de acordo com a estratégia para seu negócio com objetivo de garantir que seu público alvo possa encontrá-lo.

Quanto melhor classificado for sua página nos mecanismos de busca, maiores as chances do seu site ou página de vendas serem encontrados por um cliente potencial.

PRÓS

  • É grátis!
  • Quando sua marca aparece nos resultados de pesquisa orgânica, ela aparece como autoridade aos olhos de seus clientes

CONTRAS

  • Você pode não ter que pagar especificamente pelos resultados da pesquisa, mas leva tempo e esforço para criar um conteúdo incrível e fazer a otimização do seu site
  • Estar sujeito a mudanças nos algoritmos do Google e, com todo o conteúdo que existe agora, é muito difícil ter uma classificação alta nos resultados orgânicos

3 – PUBLICIDADE POR PESQUISA PAGA

O anúncio pago é uma estratégia de marketing digital que visa alcançar mais pessoas e gerar mais conversões.

Ao alcançar o público-alvo, que tem real interesse nos seus produtos, é bem provável que você aumente as taxas de conversão.

Você pode ter seus anúncios exibidos nos feeds de notícias do seu público-alvo através do Facebook Ads, Instagram Ads ou na maior rede mundial de pesquisa que é o Google, através do Google Ads, realizando anúncios nas redes de pesquisa, rede de display e Youtube.

PRÓS

  • Aumentar a visibilidade não só do seu negócio, como do seu produto
  • Gerar tráfego, no seu site, suas redes sociais, como consequência, aumenta as visitas em seus canais possibilitando mais chances de conversão.
  • Acompanhar seus resultados em tempo real, com autonomia para gerir suas campanhas que não estão dando lucro e até modifica-las.

CONTRAS

  • Pode ficar caro, especialmente quando você segmenta palavras-chave populares
  • Muitos clientes são céticos em relação a anúncios pagos e são mais propensos a confiar nos resultados de pesquisa naturais

4 – EMAIL MARKETING

O e-mail pode parecer antiquado em um mundo onde todo mundo usa mensagens instantâneas, mas o marketing por e-mail ainda é uma das ferramentas de marketing digital mais eficazes.

Você pode enviar e-mails que contenham conteúdos de qualidade para “nutrir” seus clientes em potencial, dando-lhes muito valor além de apenas impulsionar seus produtos e serviços.

PRÓS

  • Ter uma lista de e-mail significa que você pode manter contato com seus seguidores independentemente de qualquer mudança de algoritmo (digamos, se uma rede social, por exemplo, deixar de funcionar)
  • Manter contato regular com sua lista de e-mail ajudará você a construir relacionamentos e o manterá “em primeiro lugar” quando eles estiverem prontos para comprar

CONTRAS

  • Muitos e-mails não são abertos, então você precisará criar títulos de assuntos fortes para atrair a atenção das pessoas
  • Você precisa encontrar uma maneira de continuar agregando valor para que eles fiquem com você e não cancelem a inscrição

5 – MARKETING DE AFILIADOS

O Marketing de Afiliados é um estratégia de divulgação online na qual pessoas divulgam algum produto e recebem comissão quando acontece uma ação por parte do cliente, ou seja, a venda.

Para ajudar na divulgação e impulsionar as vendas, o afiliado pode divulgar o produto nas redes sociais e de várias outras formas.

O Afiliado recebe um link e quando ocorre a venda através dele, o comissionamento é feito.

Além de divulgar o produto nas redes sociais, é muito comum que os afiliados trabalhem com a criação de conteúdos de blogs, usando de estratégias de atrair e encantar clientes, para depois convertê-los em vendas.

A escolha do produto é muito importante, pois assim como você indica a uma pessoa somente lugares e serviços que confia, assim deve ser com os produtos em que se tornará afiliado, devem ser verdadeiros e de confiança, sem promessas indevidas e irreais.

PRÓS

  • Baixo custo de investimento ou nenhum investimento, dependo da estratégia a ser utilizada. O afiliado pode optar por vender organicamente nas suas redes sociais, ou com tráfego pago em plataformas de anúncios do Google, Facebook ou Instagram.
  • Não exige formação acadêmica. No marketing digital você cresce e evolui a cada dia.
  • Permite que você trabalhe remotamente, ou seja, você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo
  • É uma oportunidade de fazer renda extra. Você pode trabalhar como afiliado nas suas horas vagas.
  • A variedade de produtos é enorme, então você pode trabalhar com um ou mais produtos que se identifique, que podem ser complementares ou correlatos.

CONTRAS

  • Você não pode controlar os produtos que escolheu. Se por um lado é muito bom ter um produto pronto e dedicar-se somente a promoção, por outro podem ter clientes insatisfeitos com o que foi adquirido, por este motivo é muito importante pesquisar o histórico do produtor e o que é vendido para evitar estar se vinculando a algo que não agregue ao seu público.
  • Concorrência entre afiliados. Dependendo da plataforma escolhida isso significa que a concorrência será bem grande dentro de nichos muitas vezes limitados. Nesses casos quem mais domina as ferramentas de marketing digital costuma se sair melhor
  • Falta de suporte de produtor. Cheque se o produtor tem materiais de apoio para divulgação, se possui suporte rápido para tirar dúvidas, e grupos para afiliados, entre outros.

Enfim, esses foram os 5 tipos de Marketing Digital, com seus prós e contras. Existem outros tipos, mas considero que esses são fundamentais para quem deseja e quer se tornar um profissional no mercado online.

Estude, Aplique, Ajuste e Aplique novamente! Assim, com certeza você se tornará um excelente profissional no Marketing Digital.

Quer conhecer um método que te ensinará estas e muitas outras estratégias? Acesse o link e conheça o FNO – Fórmula Negócio Online, o curso mais completo de Marketing Digital que já conheci!

Sucesso.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 13 =